Este dinossauro foi, um dinossauro herbívoro e bípede. O que torna esse animal famoso é sua característica mais peculiar: o domo craniano de 25 centímetros de espessura, cercado por protuberâncias ósseas. Da testa ao focinho, este dinossauro possuía uma carreira de espinhos. O tamanho do Pachycephalosaurus é baseado no estudo de outros membros de sua família. Outro aspecto que chama a atenção: a cauda é revestida por tendões calcificados (tendões ósseos), formando uma estrutura semelhante à cauda de uma Ankylosaurus (mas não há nenhum vestígio de uma clava ou estrutura parecida, como acontece no dinossauro citado). Segundo vestígios, as órbitas oculares do Pachycephalosaurus estavam posicionadas na parte frontal da cabeça (assim como num predador), o que leva a crer que era equipado com uma boa visão. Possivelmente tinha visão binocular.
Ninguém sabe, ao certo, a função do exagerado crânio dos Pachycephalosaurus. Quando descoberto, imaginou-se que era uma arma usada em ferozes disputas entre machos rivais, ou pelo domínio do grupo ou pelo direito do acasalamento, dando violentas cabeçadas uns nos outros, como fazem algumas espécies de cabras selvagens hoje em dia. Entretanto, uma nova geração de paleontólogos vem estudando estes animais e criando teorias sobre o uso da mais famosa característica deste dinossauro (e a dos outros relacionados a esta família). Segundo eles, o domo não poderia ser usado para dar cabeçadas uns nos outros pois a superfície de contato (a parte mais alta) é muito pequena e, se por algum acaso a cabeça de um destes animais desviasse e atingisse o outro, o dano poderia ser devastador (e não seria nada bom ficar gravemente ferido quando há um predador volto pelas redondezas). O crânio seria uma forma de cortejo e, se dois machos fossem disputar uma fêmea, eles usariam a já descrita cauda para chicotear o adversário. Deve-se ressaltar que sabe-se muito pouco sobre esses dinossauros, mas vale lembrar que a teoria em que eles usavam a cabeça só para cortejar é só mais uma teoria.
Paquicefalossauro vivia em montanhas formando pequenos rebanhos, como as cabras montanhesas de hoje em dia, e assim como elas, os Paquicefalossauros eram herbívoros, se alimentando de vegetação rasteira e arbustos que tinha no alto das montanhas.
Ficha técnica:
nome científico: Pachycephalosaurus
onde viveu: EUA e Canadá
época: Fim do cretáceo
tamanho: 4,5 m de comprimento
peso: 90 kg
alimentação: herbívora
Nenhum comentário:
Postar um comentário