
Ao contrário de todas aves modernas, o Archaeopteryx possuía um conjunto completo de dentes, um peito liso, uma longa cauda óssea, e três garras em cada asa, que podia ter sido utilizada para agarrar árvores ou talvez presas. No entanto, suas penas, asas e dedos reduzidos são todas características de aves modernas.
Como você pode ver, o Archaeopteryx certamente tinha penas, embora se essas penas foram utilizados para regular a temperatura do corpo ou para o vôo é uma questão ainda em aberto para debate. Penas podem ter evoluído originalmente para isolamento e depois foram cooptados para o vôo. A origem do vôo, e as capacidades de vôo reais de Archaeopteryx , são debatidas. Dois modelos da evolução do vôo têm sido propostas: no modelo de "árvores-baixo", as aves evoluíram a partir de ancestrais que viviam em árvores e poderia deslizar para baixo, análogo ao esquilos voadores atuais. No modelo "de baixo para cima", os ancestrais das aves viviam no chão e fez saltos longos.
O Archaeopteryx tinha mais ou menos o tamanho de um corvo, podendo alcançar até 50 cm de comprimento, e podendo pesar até 1 kg, sua dieta variava de insetos até pequenos mamíferos.
Ficha técnica:
nome científico: Archaeopteryx Lithographica
onde viveu: sul da Alemanha
época: Jurássico
peso: até 1 kg
alimentação: carnívora
Nenhum comentário:
Postar um comentário