Os Tiranossauros (do grego, "lagarto tirano") são um gênero de dinossauros terópodas coelurossauros que viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente sessenta e cinco milhões de anos atrás, em toda a região que hoje é a América do Norte, embora descobertas recentes indiquem que eles podem ter habitado o planeta inteiro. O único representante do gênero é Tyrannosaurus rex, que ganhou a alcunha nomenclatural de rex (rei, em latim), por ter sido considerado o maior dinossauro carnívoro por um longo tempo. Popularmente, pode ser referido como T-rex, apelido usado até mesmo entre a comunidade científica.
Assim como outros representantes da família Tyrannosauridae, o T-rex foi um carnívoro bípede com um crânio cilíndrico e uma grossa e musculosa cauda. Suas pernas eram longas e musculosas, mas seus braços eram extremamente curtos e finos, além desses animais também possuírem três dedos ao fim de cada perna e dois dedos nos braços. Em média, um T-rex em idade adulta atingia cerca de cinco metros de altura e mais de doze metros de comprimento do crânio ao fim da cauda, e com um peso que podia variar entre seis e dez toneladas, fazendo do T-rex um dos maiores predadores que já viveram na Terra. Estima-se também que suas musculosas pernas permitiam que o animal atingisse uma velocidade superior a quarenta quilômetros por hora em uma corrida livre. Hoje, há mais de trinta esqueletos de tiranossauros totalmente remontados, e é exatamente essa abundância de material fóssil disponível que permitiu que esses animais fossem profundamente estudados para se descobrir os principais aspectos de sua biomecânica, apesar de que sua fisiologia e seus hábitos diários ainda são frutos de debate até hoje.
Acredita-se que os tiranossauros viviam em grupos familiares, tais como os elefantes. O achado de um crânio de tiranossauro danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas por alimento e pelo direito de se acasalar entre os indivíduos dessa mesma espécie. Apesar de não ter sido o maior carnívoro bípede, pois era superado em tamanho por algumas outras espécies como o Espinossauro, o Giganotossauro e o Carcharodontossauro, o T-rex foi o primeiro a ter um fóssil totalmente remontado, umas das razões que o levou a se tornar o mais famoso dos dinossauros, e sua reputação de grande predador o levou a ser representado como principal vilão em todas as mídias em que aparece, tornando-se símbolo de sua raça e uma referência no campo da caça pela alimentação.
Os tiranossauros pertenciam à espécie dos dinossauros terópodas e, quando adultos, alcançavam mais de cinco metros de altura e cerca de doze metros de comprimento do crânio até o fim da cauda, com o peso estimado variando entre seis e dez toneladas.1Esses animais possuíam um crânio resistente, com uma circunferência média de um metro, formado por vários filamentos de ossos interligados que eram conectados à coluna vertebral por um osso grosso e longo, característica incomum entre os terópodas, que geralmente possuíam ossos mais leves.2 O pescoço também era grosso, musculoso e curto.2
O único representante confirmado dessa classe era o Tiranossauro Rex (conhecido também apenas por T-rex, apelido que também é usado pela comunidade científica), sendo também um dos maiores carnívoros de todos os tempos, com seu maior fóssil totalmente remontado, o "FMNH PR2081", apelidado de "Sue", medindo doze metros de comprimento e cinco metros de altura, medidas que se tornaram parâmetro de comparação para outros espécimes.3 Por muito tempo, o T-rex foi considerado o maior dos dinossauros carnívoros, mas apesar de ter superado espécies como Alossauro, que já foi considerado o maior, acabou-se posteriormente descobrindo que existiram carnívoros ainda maiores que ele, como o Espinossauro e o carcharodontossauro , por exemplo.
ficha técnica:
nome: tiranossauro
nome científico: tyranossauro rex
onde viveu: em toda região da America do norte
época em que viveu: no final do período cretáceo, a 65 milhões de anos atrás
peso: varia entre seis a dez toneladas
tamanho: 12 metros de comprimento e 5 de altura
alimentação: carne de outros dinossauros
Nenhum comentário:
Postar um comentário